Como criar um nome de sucesso para um evento?

Como criar um nome de sucesso para um evento?

O primeiro trimestre de cada ano marca um período de intenso planejamento na comunicação de uma série de eventos corporativos que ocorrerão ao longo dos meses. Uma das questões fundamentais nesse processo é a como criar um nome de sucesso para um evento.

Ao estruturar a primeira edição de um evento, toda empresa se depara com esse desafio. Um nome forte para o evento é, sem dúvida, um grande passo em direção ao sucesso. Por outro lado, mesmo que se tenha uma data estratégica, pautas relevantes para o setor e painéis com debatedores renomados, um processo de naming inadequado pode condenar o evento ao fracasso.

É importante reconhecer que encontrar um nome impactante para um evento vai além de simplesmente buscar inspiração em alguns textos na internet, assistir a vídeos no YouTube ou se achar o herói dos nomes com o uso de uma inteligência artificial, não caia nessa!

Existem técnicas para se construir nomes fortes, relevantes e duradouros, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Nosso time de especialistas, composto por membros das equipes de Design, Desenvolvimento, Mídias Sociais, Jurídico e Infraestrutura, uniu esforços para criar um guia abrangente que aborda todos os aspectos necessários para a construção de um nome sólido para evento. Este material reúne anos de experiência da Nambbu e está disponível para você aproveitar ao máximo.

Quando lidamos com um processo de criação de nome para evento, tratamos esse projeto em 7 conjuntos de atividades, são elas:

Como desenvolver nomes criativos para eventos

Pesquisa abrangente

Realize uma pesquisa extensiva, explorando diversas fontes, como internet, revistas de eventos e referências do mundo real, para obter uma ampla gama de inspirações.

Brainstorm

Reunião um grupo de pessoas, apresente brevemente os objetivos relacionados ao evento e peça sugestões de nomes. Anote todas as ideias de nomes, até os que possam não parecer muito legais. Em uma grande “chuva de ideias” podem surgir sacadas interessantes.

Transmissão da mensagem

Busque um nome que transmita a mensagem do evento de forma sutil, gerando expectativa e interesse, sem revelar todos os detalhes do que está por vir.

Capacidade de causar impacto

Escolha um nome que se destaque, seja único e evite confusões, proporcionando uma identidade forte e inconfundível para o evento. Fuja de nomes similares, você não precisa pegar carona em nenhum outro evento.

Consistência com a identidade

Assegure que o nome escolhido seja consistente com o propósito do evento, e sobretudo, com a identidade da empresa ou marca que o realiza. Por exemplo, um evento da Apple necessariamente precisa trazer consigo elementos como simplicidade e inovação, refletindo assim os valores da marca “mãe”.


Como criar nomes estratégicos para eventos

Alinhamento com objetivos

Certifique-se de que o nome esteja alinhado com os objetivos estratégicos do evento, contribuindo para a missão, visão e especialmente propósito do mesmo. Nesse quesito, sempre vale a pena dar uma relembrada no conceito do Golden Circle.

Potencial para expansão e diversificação

Antecipe a possibilidade de expansão do evento e considere se o nome escolhido permite diversificações futuras sem perder a identidade. Não faça escolhas que possam comprometer o crescimento do seu evento.

Inovação e tendências

Considere inovar e explorar tendências, mantendo-se atualizado sobre novas empresas e projetos no mesmo nicho, adaptando estratégias de sucesso à realidade do evento. Como um exemplo, temos o case Capital Conecta.

Trend topics

Opte por nomes atemporais que resistam ao teste do tempo, afastando-se de tendências efêmeras, termos que entram e saem de moda de acordo com ciclos temporais e outras tantas possibilidades que viram “hype” na segunda e evaporam na sexta.

Testes de focus group

Nunca é fácil reunir um grupo focal, mas se você conseguir mobilizar uma turminha entre 3 a 7 pessoas que estejam no perfil do seu público-alvo, esse teste vai te ajudar muito! Basicamente reúna o pessoal e submeta a eles os nomes pré-selecionados para o seu evento. A ideia é avaliar a reação inicial ao nome, colher feedback valiosos e então partir para os ajustes finos.


Questões internacionais para o nome de um evento

Conexões poliglotas

Utilize ferramentas de tradução para explorar palavras em outras línguas, ampliando o repertório de opções e inspirando-se no sucesso de marcas que adotaram essa abordagem. A gente se prende muito no inglês, mas não precisamos nos limitar a isso. Há diversos eventos corporativos que usam nomes compostos que mesclam palavras em português, inglês, espanhol e isso tudo dá um bom samba!

Conotações negativas

Avalie as implicações internacionais, pesquisando significados em diferentes idiomas e culturas, evitando associações negativas e garantindo uma aceitação que vá além das fronteires do nosso Brasil.


Como pensar grafias, sonoridades e itens memoráveis para eventos

Simplicidade e facilidade de pronúncia

Priorize nomes simples e fáceis de pronunciar. Um grande exemplo é o evento TEDx, garantindo memorização e compartilhamento eficaz.

Facilidade de escrita

Certifique-se de que o nome seja facilmente escrito, contribuindo para a identificação da marca em diferentes materiais e comunicações. Evite letras repetidas com LL, TT, CC, e caracteres que possuem grafias diferentes, porém, sons semelhantes.

Som agradável

Escolha um nome com sonoridade agradável, considerando futuras estratégias de áudio, aproveitando os benefícios da audição na construção da confiança e identidade da marca. Evite nomes em que a sonoridade dê margem para interpretações divergentes, por exemplo, se uma pessoa ouviu o nome do seu evento e ela tem mais de uma maneira de escrever esse nome, isso pode enfraquecer o projeto.

Concisão na expressão da Ideia

Priorize nomes curtos, expressivos e que sejam fáceis de serem lembrados.


Eventos e seus canais em mídias sociais

Verificação nas redes sociais

Muitos eventos não tem seus próprios canais nas redes, eles usam as mídias sociais da marca mãe para se comunicação. Nem todo mundo entra nessa regra, então antes de definir o nome, verifique a disponibilidade nas redes sociais para evitar confusões e construir uma presença online distinta.


Como posicionar meu evento na web

Registro de domínio

Garanta a disponibilidade do domínio no Registro.br, você pode até não usar o endereço logo no início do projeto, mas certamente você vai precisar disso um dia, seja para site que apresente, um site que venda os ingressos online ou até mesmo para o uso de e-mails que tenham o nome do seu evento. Caso você queira ampliar a nível internacional, veja a disponibilidade no Marcaria.com.

Considerações de SEO

Pense em termos de SEO ao escolher o nome, garantindo que seja facilmente encontrado online e otimizado para mecanismos de busca. Nomes semelhantes irão trazer ruídos e fuga de audiência, tenha isso no seu radar!

Mockup do website 2° Encontro ESG - Projeto realizado pela equipe da Nambbu para as associações ABRASCA e APIMEC Brasil
2° Encontro ESG – Projeto realizado pela equipe da Nambbu para as associações ABRASCA e APIMEC Brasil

Aspectos legais para o nome do evento

Verificação de disponibilidade

Consulte a disponibilidade legal do nome, evitando conflitos de marca e garantindo que o evento possa ser registrado adequadamente. Através do site do INPI é possível fazer diversas buscas relacionadas a propriedade intelectual no Brasil, isso ajuda demais!

Análise de potencial de imitação

Certifique-se de que o nome escolhido não seja facilmente imitado por concorrentes, protegendo a singularidade e originalidade da marca do evento. O uso de termos mais genéricos limita as possiblidades de registro do nome e também torna os nomes mais vulneráveis à cópias ou desdobramentos, por outro lado, a busca de termos mais proprietários reduz o potencial de imitação de um nome de evento.


Pensamentos finais

Essas técnicas mencionadas acima podem ser utilizadas não somente para a criação de um nome para um evento corporativo, mas também para eventos acadêmicos, eventos de música, eventos esportivos, eventos religiosos, entre outros. Todas essas dicas se aplicam em situações como a criação de um nome para um Projeto ESG, um canal do Youtube, uma página do LinkedIn, e é claro que respeitando a complexidade de cada contexto.

É importante dizer que as boas práticas para a criação de um nome forte e impactante para um evento tem muita relação com o os passos para a criação de uma boa marca, nuca se esqueça disso!

Espero que este artigo tenha sido útil para você e tenha esclarecido um pouco mais sobre os caminhos que utilizamos para criar nomes para eventos corporativos. E se você precisa de ajuda para estruturar a comunicação do seu evento, fale com a gente.

Paulo Barroso
Paulo Barroso

E aí! Aqui é o Paulo Barroso, um cara que já passou mais de 20 anos construindo projetos pelo mundo da comunicação e marketing. Quando não estou mergulhado nos projetos da Nambbu, me encontro na escrita. Carrego no currículo a experiência de gerir projetos, lançar produtos e serviços, iniciar novos empreendimentos e liderar equipes na busca por resultados que realmente fazem a diferença.