O primeiro trimestre de cada ano marca um período de intenso planejamento na comunicação de uma série de eventos corporativos que ocorrerão ao longo dos meses. Uma das questões fundamentais nesse processo é a como criar um nome de sucesso para um evento.
Ao estruturar a primeira edição de um evento, toda empresa se depara com esse desafio. Um nome forte para o evento é, sem dúvida, um grande passo em direção ao sucesso. Por outro lado, mesmo que se tenha uma data estratégica, pautas relevantes para o setor e painéis com debatedores renomados, um processo de naming inadequado pode condenar o evento ao fracasso.
É importante reconhecer que encontrar um nome impactante para um evento vai além de simplesmente buscar inspiração em alguns textos na internet, assistir a vídeos no YouTube ou se achar o herói dos nomes com o uso de uma inteligência artificial, não caia nessa!
Existem técnicas para se construir nomes fortes, relevantes e duradouros, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Nosso time de especialistas, composto por membros das equipes de Design, Desenvolvimento, Mídias Sociais, Jurídico e Infraestrutura, uniu esforços para criar um guia abrangente que aborda todos os aspectos necessários para a construção de um nome sólido para evento. Este material reúne anos de experiência da Nambbu e está disponível para você aproveitar ao máximo.
Quando lidamos com um processo de criação de nome para evento, tratamos esse projeto em 7 conjuntos de atividades, são elas:
- Como desenvolver nomes criativos para eventos
- Como criar nomes estratégicos para eventos
- Questões internacionais para o nome de um evento
- Como pensar grafias, sonoridades e itens memoráveis para eventos
- Nome de eventos e seus canais em mídias sociais
- Como posicionar meu evento na web
- Aspectos legais para o nome do evento
Como desenvolver nomes criativos para eventos
Pesquisa abrangente
Realize uma pesquisa extensiva, explorando diversas fontes, como internet, revistas de eventos e referências do mundo real, para obter uma ampla gama de inspirações.
Brainstorm
Reunião um grupo de pessoas, apresente brevemente os objetivos relacionados ao evento e peça sugestões de nomes. Anote todas as ideias de nomes, até os que possam não parecer muito legais. Em uma grande “chuva de ideias” podem surgir sacadas interessantes.
Transmissão da mensagem
Busque um nome que transmita a mensagem do evento de forma sutil, gerando expectativa e interesse, sem revelar todos os detalhes do que está por vir.
Capacidade de causar impacto
Escolha um nome que se destaque, seja único e evite confusões, proporcionando uma identidade forte e inconfundível para o evento. Fuja de nomes similares, você não precisa pegar carona em nenhum outro evento.
Consistência com a identidade
Assegure que o nome escolhido seja consistente com o propósito do evento, e sobretudo, com a identidade da empresa ou marca que o realiza. Por exemplo, um evento da Apple necessariamente precisa trazer consigo elementos como simplicidade e inovação, refletindo assim os valores da marca “mãe”.
Como criar nomes estratégicos para eventos
Alinhamento com objetivos
Certifique-se de que o nome esteja alinhado com os objetivos estratégicos do evento, contribuindo para a missão, visão e especialmente propósito do mesmo. Nesse quesito, sempre vale a pena dar uma relembrada no conceito do Golden Circle.
Potencial para expansão e diversificação
Antecipe a possibilidade de expansão do evento e considere se o nome escolhido permite diversificações futuras sem perder a identidade. Não faça escolhas que possam comprometer o crescimento do seu evento.
Inovação e tendências
Considere inovar e explorar tendências, mantendo-se atualizado sobre novas empresas e projetos no mesmo nicho, adaptando estratégias de sucesso à realidade do evento. Como um exemplo, temos o case Capital Conecta.
Trend topics
Opte por nomes atemporais que resistam ao teste do tempo, afastando-se de tendências efêmeras, termos que entram e saem de moda de acordo com ciclos temporais e outras tantas possibilidades que viram “hype” na segunda e evaporam na sexta.
Testes de focus group
Nunca é fácil reunir um grupo focal, mas se você conseguir mobilizar uma turminha entre 3 a 7 pessoas que estejam no perfil do seu público-alvo, esse teste vai te ajudar muito! Basicamente reúna o pessoal e submeta a eles os nomes pré-selecionados para o seu evento. A ideia é avaliar a reação inicial ao nome, colher feedback valiosos e então partir para os ajustes finos.
Questões internacionais para o nome de um evento
Conexões poliglotas
Utilize ferramentas de tradução para explorar palavras em outras línguas, ampliando o repertório de opções e inspirando-se no sucesso de marcas que adotaram essa abordagem. A gente se prende muito no inglês, mas não precisamos nos limitar a isso. Há diversos eventos corporativos que usam nomes compostos que mesclam palavras em português, inglês, espanhol e isso tudo dá um bom samba!
Conotações negativas
Avalie as implicações internacionais, pesquisando significados em diferentes idiomas e culturas, evitando associações negativas e garantindo uma aceitação que vá além das fronteires do nosso Brasil.
Como pensar grafias, sonoridades e itens memoráveis para eventos
Simplicidade e facilidade de pronúncia
Priorize nomes simples e fáceis de pronunciar. Um grande exemplo é o evento TEDx, garantindo memorização e compartilhamento eficaz.
Facilidade de escrita
Certifique-se de que o nome seja facilmente escrito, contribuindo para a identificação da marca em diferentes materiais e comunicações. Evite letras repetidas com LL, TT, CC, e caracteres que possuem grafias diferentes, porém, sons semelhantes.
Som agradável
Escolha um nome com sonoridade agradável, considerando futuras estratégias de áudio, aproveitando os benefícios da audição na construção da confiança e identidade da marca. Evite nomes em que a sonoridade dê margem para interpretações divergentes, por exemplo, se uma pessoa ouviu o nome do seu evento e ela tem mais de uma maneira de escrever esse nome, isso pode enfraquecer o projeto.
Concisão na expressão da Ideia
Priorize nomes curtos, expressivos e que sejam fáceis de serem lembrados.
Eventos e seus canais em mídias sociais
Verificação nas redes sociais
Muitos eventos não tem seus próprios canais nas redes, eles usam as mídias sociais da marca mãe para se comunicação. Nem todo mundo entra nessa regra, então antes de definir o nome, verifique a disponibilidade nas redes sociais para evitar confusões e construir uma presença online distinta.
Como posicionar meu evento na web
Registro de domínio
Garanta a disponibilidade do domínio no Registro.br, você pode até não usar o endereço logo no início do projeto, mas certamente você vai precisar disso um dia, seja para site que apresente, um site que venda os ingressos online ou até mesmo para o uso de e-mails que tenham o nome do seu evento. Caso você queira ampliar a nível internacional, veja a disponibilidade no Marcaria.com.
Considerações de SEO
Pense em termos de SEO ao escolher o nome, garantindo que seja facilmente encontrado online e otimizado para mecanismos de busca. Nomes semelhantes irão trazer ruídos e fuga de audiência, tenha isso no seu radar!
Aspectos legais para o nome do evento
Verificação de disponibilidade
Consulte a disponibilidade legal do nome, evitando conflitos de marca e garantindo que o evento possa ser registrado adequadamente. Através do site do INPI é possível fazer diversas buscas relacionadas a propriedade intelectual no Brasil, isso ajuda demais!
Análise de potencial de imitação
Certifique-se de que o nome escolhido não seja facilmente imitado por concorrentes, protegendo a singularidade e originalidade da marca do evento. O uso de termos mais genéricos limita as possiblidades de registro do nome e também torna os nomes mais vulneráveis à cópias ou desdobramentos, por outro lado, a busca de termos mais proprietários reduz o potencial de imitação de um nome de evento.
Pensamentos finais
Essas técnicas mencionadas acima podem ser utilizadas não somente para a criação de um nome para um evento corporativo, mas também para eventos acadêmicos, eventos de música, eventos esportivos, eventos religiosos, entre outros. Todas essas dicas se aplicam em situações como a criação de um nome para um Projeto ESG, um canal do Youtube, uma página do LinkedIn, e é claro que respeitando a complexidade de cada contexto.
É importante dizer que as boas práticas para a criação de um nome forte e impactante para um evento tem muita relação com o os passos para a criação de uma boa marca, nuca se esqueça disso!
Espero que este artigo tenha sido útil para você e tenha esclarecido um pouco mais sobre os caminhos que utilizamos para criar nomes para eventos corporativos. E se você precisa de ajuda para estruturar a comunicação do seu evento, fale com a gente.