Quase toda semana nos deparamos com as mesmas dúvidas de clientes ansiosos que estão iniciando um novo projeto. Basicamente, as perguntas recorrentes são: como escolher um nome para a minha empresa? Como criar um nome para o meu produto? Como definir o nome de um evento corporativo?
Para contextualizar um pouco melhor essa situação, precisamos abordar o conceito de “naming“. Sim, eu entendo que esse termo pode parecer um tanto estrangeiro demais, mas, tecnicamente, é assim que chamamos no mercado o processo de nomear uma empresa, produto, serviço ou evento.
Essa etapa é fundamental na estratégia de branding, já que o nome escolhido pode ter um impacto expressivo na forma como a marca é percebida e em seu sucesso geral.
Saiba tudo sobre naming
O que é naming?
Independentemente do tipo de projeto, definir o nome perfeito para uma empresa é o coração do processo conhecido como naming. O objetivo desse procedimento é criar um nome único e significativo que não apenas seja fácil de ser lembrado e falado, mas também capaz de transmitir a essência genuína da marca.
A busca por um nome que capture integralmente a identidade da marca, que esteja alinhada com as estratégias de marketing e comunique todos os atributos desejados ao público é, sem dúvida, um grande desafio para os nossos colegas da área de criação.
Falando um pouco mais sobre o termo naming, devo dizer que ele se traduz literalmente como “nomear”, contudo, esse processo abrange diversas técnicas e estratégias no campo da comunicação, as quais podemos contar um pouco mais em outro artigo. Por hora é importante entender que o objetivo principal do naming é encontrar o nome mais adequado para a empresa ou algum projeto da mesma.
Quais são os tipos de naming?
Existem vários tipos de naming e estratégias associadas a cada um deles, por isso, separamos para vocês treze tipos de naming, assim podemos explicar um pouquinho sobre cada um e apresentar exemplos de marcas de varejo global, marcas do mercado financeiro, e algumas outras da nossa querida Terra Brasilis, confira:
1. Marca com nome de fundadores
Nomes baseados em fundadores são aqueles que usam o nome do fundador ou dos fundadores da empresa. Também chamado de nomes patronímicos, eles podem ser úteis para criar uma conexão pessoal com a marca, mas podem ser desafiadores se o fundador deixar a empresa ou venha a envolver em assuntos negativos na mídia, especialmente nos dias atuais.


Ford: A marca leva o nome de seu fundador, Henry Ford.


Disney: A marca leva o nome de um de seus fundadores, Walt Disney.


Saraiva: A marca leva o nome de seu fundador, Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva.
2. Marca com nome descritivo
Os nomes descritivos indicam o que uma empresa faz ou o que um produto é. Eles são diretos e fáceis de entender, mas podem ser um desafio para se destacar ou proteger legalmente, uma vez que as palavras usadas são bastante genéricas.


The Body Shop: O nome descreve que é uma loja que vende produtos para o corpo.


General Motors: O nome descreve que a empresa fabrica motores em geral.


Casa & Vídeo: O nome descreve que a empresa vende produtos para casa e eletrônicos.
3. Marca com nome acrônimo
Nomes de acrônimos são formados pelas iniciais de outras palavras. Eles podem ser úteis quando o nome completo é muito longo ou difícil de pronunciar. No entanto, eles podem ser menos memoráveis ou significativos do que outros tipos de nomes.


IBM: É um acrônimo para International Business Machines.


KFC: É um acrônimo para Kentucky Fried Chicken.


C&A: É um acrônimo para Clemens & August, os nomes dos fundadores.
4. Marca com nome evocativo
Nomes evocativos são aqueles que evocam uma certa imagem ou sentimento. Eles podem ser muito eficazes em transmitir a personalidade ou a missão de uma marca, mas podem ser difíceis de alcançarem o registro da marca no INPI.


Amazon: O nome evoca a maior floresta tropical do mundo, sugerindo tamanho e poder.



Nike: O nome evoca a deusa grega da vitória.


Vivo: O nome evoca vida e energia, adequado para uma empresa de telecomunicações.
5. Marca com nome neológico
Nomes neológicos constituem palavras inventadas ou combinações de palavras inéditas, geralmente formadas apenas para a empresa ou produto. Eles podem ser altamente distintos e, portanto, mais protegíveis legalmente que nomes genéricos ou descritivos, mas podem exigir mais esforço e investimentos em comunicação para construir o conhecimento da marca que é fruto de um neologismo.


Google: É uma palavra inventada pela empresa.


Verizon: É uma combinação das palavras “veritas” (verdade em latim) e “horizon”.


Brastemp: É uma combinação das palavras “Brasil” e “temperatura”.
6. Marca com nome geográfico
Nomes geográficos são baseados em locais como cidades, regiões, países, continentes, ou em combinações dessas possibilidades. Também chamado de marcas com nomes toponímicos, tais opções ampliam as possibilidades para empresas se associarem a uma localização ou região, porém podem trazer alguma limitação conforme os negócios venham a se expandir para novos mercados.


Southwest Airlines: O nome indica que a companhia aérea está baseada no sudoeste dos Estados Unidos.


Bank of America: O nome indica que é um banco americano.


Banco do Brasil: O nome indica que é um banco brasileiro.
7. Marca com nomes culturais ou mitológicos
Nomes baseados em elementos culturais ou mitológicos são aqueles que usam referências a mitos, lendas, deuses, símbolos culturais, etc. Eles podem ser úteis para criar uma imagem forte e memorável, mas podem ser difíceis de entender ou pronunciar para pessoas que não estão familiarizadas com a referência cultural ou mitológica.



Nike: O nome é derivado da deusa grega da vitória.


Hermes: O nome é derivado do deus grego do comércio, dos viajantes e dos atletas.


Havaianas: O nome é derivado da palavra “havaiano”, evocando imagens de praias e relaxamento.
8. Marca com nome abstrato
Nomes abstratos são aqueles que não têm um significado claro em si, mas adquirem significado através do uso. Eles podem ser altamente distintos e protegíveis pela lei, mas assim como as marcas neológicas, podem exigir mais esforço e gastos para construir o seu espaço no mercado.


Apple: Embora “apple” seja uma palavra em inglês, o nome é abstrato no contexto de uma empresa de tecnologia.


Shell: Embora “shell” seja uma palavra em inglês, o nome é abstrato no contexto de uma empresa de energia.


Oi: Embora “oi” seja uma palavra em português, o nome é abstrato no contexto de uma empresa de telecomunicações.
9. Marca com nome composto
Nomes compostos são formados pela combinação de duas ou mais palavras. Esse recurso pode ser muito útil para se criar um nome único e significativo, mas podem ser longos ou difíceis de pronunciar ou soletrar.


Facebook: É uma combinação das palavras “face” e “book”.


Snapchat: É uma combinação das palavras “snap” e “chat”.


Casas Bahia: É uma combinação das palavras “casas” e “Bahia”.
10. Marca com nome que usa estrangeirismo
Nomes estrangeiros são aqueles que usam palavras ou frases de outro idioma. Eles podem ser úteis para empresas que querem associar-se a uma determinada cultura ou região, mas podem ser difíceis de pronunciar ou entender para pessoas que não falam esse idioma.


Volvo: É uma palavra sueca que significa “eu rodo”.


Samsung: É uma palavra coreana que significa “três estrelas”.


São Paulo Fashion Week: É um evento que combina palavras estrangeiras.
11. Marca com nome de sigla
Nomes de siglas são formados pelas iniciais de outras palavras, mas diferem dos acrônimos porque não são pronunciados como uma palavra. Eles podem ser úteis quando o nome completo é muito longo ou difícil de pronunciar.


BBC: É a sigla para British Broadcasting Corporation.


CNN: É a sigla para Cable News Network.


GOL: É a sigla para “Linhas Aéreas Inteligentes”.
12. Marca com nome que usa aliteração
Nomes de aliteração são aqueles que repetem o mesmo som no início de duas ou mais palavras. Eles podem ser facilmente memorizados e costuma ser atraentes. Temos inclusive um case muito interessante que fez uso desses recursos fonéticos, é o caso do evento corporativo Capital Conecta, depois dá uma olhada lá.


Coca-Cola: As iniciais das duas palavras são as mesmas.


Best Buy: As iniciais das duas palavras são as mesmas.


Banco Bradesco: As iniciais das duas palavras são as mesmas.
13. Marca com nome que usa onomatopeia
Nomes de onomatopeia são aqueles que imitam um som. Eles podem ser divertidos e também lembrados com alguma facilidade, mas podem não ser apropriados para todas as empresas ou produtos, pois fogem um pouco dos padrões.


Twitter: O nome imita o som que os pássaros fazem em inglês.


Zipcar: O nome imita o som de um zíper.


Tic Tac: O nome imita o som de um relógio.
14. Marca com nome numérico ou alfanumérico
Marcas com nomes alfanuméricos são aquelas que incorporam letras e números em sua identificação. Essa abordagem pode ser adotada por diversas razões, como simplificar o nome, transmitir uma sensação de modernidade ou criar uma identidade única. Os nomes alfanuméricos geralmente são escolhidos por sua concisão e facilidade de memorização. Esses nomes alfanuméricos combinam letras e números para diferenciar diferentes versões e modelos dentro da linha de produtos.


7-Eleven: O nome contém números e letras.


501: É o modelo de jeans da Levi’s.


3 Corações: É uma marca brasileira de café.
15. Marca com nome de linhas
As marcas com nomes de linhas são aquelas que organizam seus produtos em categorias ou famílias distintas, cada uma com um nome específico. Essa estratégia é comumente adotada por empresas que oferecem uma variedade de produtos ou serviços e desejam facilitar a navegação e a identificação por parte dos consumidores. Um exemplo clássico é a linha de produtos da Coca-Cola, que inclui Coca-Cola Original, Coca-Cola Zero, Coca-Cola Light, entre outros. Cada nome de linha indica uma variação específica do produto principal, atendendo a diferentes preferências e necessidades dos consumidores.


Microsoft Windows: O nome indica que a empresa produz um sistema operacional chamado “Windows”.


Adobe Photoshop: O nome indica que a empresa produz um software de edição de imagens chamado “Photoshop”.


Natura Ekos: “Ekos” é uma linha de produtos de cuidados pessoais da marca “Natura”.
Reflexões estratégicas sobre naming
Como você já deve ter notado, alguns tipos de naming estão associados a mais de uma categoria, buscando alcançar um nível máximo de autenticidade. Imagine o seguinte: todo nome e, consequentemente, toda marca que passam por um bom processo criativo inevitavelmente buscam criar uma atmosfera própria, um espaço exclusivo para chamar de seu.
O processo de naming é uma parte essencial da criação de uma marca. Ele requer criatividade, estratégia e uma compreensão profunda do público-alvo. Seja qual for o tipo de naming que você escolher, lembre-se de que o nome é a primeira impressão que as pessoas terão da sua marca, por isso é importante que ele seja simples e forte.
Espero que este artigo tenha sido útil para você e tenha esclarecido um pouco mais sobre os caminhos que utilizamos para criar nomes para os projetos. E se você precisa de ajuda para criar o nome para a sua assessoria de investimentos, para aquele projeto ESG ou para aquele evento corporativo que vai impactar muitas pessoas, dá uma conferida no material do case Capital Conecta e conte a gente!