Vale a pena usar WordPress em 2024?

Se você está iniciando novos negócios, um plano de marketing ou até repensando aquele seu site institucional, com certeza você já ouviu falar sobre WordPress. Essa ferramenta é incrível e pode fazer do seu website um projeto super elaborado e customizável, mas a questão central é: Vale a pena usar WordPress em 2024?

O WordPress é um sistema utilizado para gerenciamento de conteúdo, em inglês, “Content Management System” (CMS) que caiu nas graças povo e se tornou a ferramenta de gestão de conteúdo de website mais usada na internet.

Criado em 2003 como um sistema para bloggers, o CMS foi ficando cada vez mais robusto ao ponto de suportar diversos tipos projetos, inclusive os de alta complexidade.

Comparado com outros gerenciadores de conteúdo (CMS) o WordPress representa uma fatia de 57% de todo o mercado de gerenciadores de conteúdo no Brasil e 30% de todos os websites da rede mundial de internet.

CMS Usage Top 1 Million

O gráfico acima apresenta a porcentagem de uso dos principais CMS no Brasil, conforme estatísticas da Built With atualizadas em 2024.

CMS Usage in Brazil

O gráfico acima apresenta a porcentagem de uso dos principais CMS no mundo, considerando o primeiro milhão de websites detectados pelo Built With em 2024.

Atualmente a o WordPress é uma ferramenta robusta para a criação de projetos como sites corporativos, blogs, e-commerce, landing pages, entre outras possibilidades. E sobretudo, é muito interessante que você não precisa de nenhum software em sua máquina para gerenciar o conteúdo desses projetos.

À medida que avançamos em 2024, a paisagem digital continua a evoluir em um ritmo acelerado, lançando novas atualizações sobre a relevância contínua do WordPress. E para responder se WordPress vale ou não a pena, fizemos uma reflexão em oito tópicos:

Comunidade e código aberto

O WordPress é uma ferramenta de código livre e sistemas desse tipo são chamados de “Open Source“.  Analogamente, um projeto de código aberto é elaborado por várias pessoas com o intuito de promover a colaboração e liberdade do desenvolvimento de um projeto.

E é por ser livre, aberto e ter muitos usuários ao redor mundo, que o WordPress conta com uma grande quantidade de documentações, guias e tutorias que você pode encontrar em diversos sites e portais de vídeos.

WordPress é gratuito

Como uns dos princípios dos sistemas Open Source é não ser pago, com o WordPress não poderia ser diferente. O principal ponto da gratuidade é promover a participação da comunidade global e de desenvolvedores.

Nesse ecossistema do WordPress há muitas empresas que oferecem produtos e serviços personalizados, os quais obviamente são pagos, por exemplo: suporte, programação, layout, temas, plug-ins, servidores de hospedagem, etc.

Gerenciamento de SEO

A otimização para motores de busca, também chamado de “SEO” (search engine optimization) é fundamental na visibilidade do seu website para atrair tráfego qualificado com o propósito de superar a concorrência e estabelecer credibilidade perante aos seus usuários.

Como a ferramenta é Open Source, já existe de forma nativa uma espécie de otimização para motores de busca, como o Google por exemplo.

Além dessa otimização nativa do projeto, existem alguns complementos (plug-ins) para gerenciamento de conteúdo e metadados exclusivamente relacionados ao SEO. É dessa forma que sites em WordPress podem ter suas páginas turbinadas com diversos tipos de recursos SEO e melhorar a visibilidade dos conteúdos, assim como resultados orgânicos das pesquisas em sites de busca.

Acessibilidade no WordPress

Por contas das conformidades legais, o WordPress já conta com diversas práticas de desenvolvimento para a visualização estratégica de pessoas com deficiência, buscando assim melhorar a experiência de todos os tipos de usuários que passam pelo seu projeto.

Também existem alguns complementos e plugins que habilitam ferramentas exclusivas para vários casos de deficiência como: modos contra epilepsia, deficiência cognitiva, modo leitura, entre outros.

Segurança e atualizações

WordPress é uma ferramenta que passa por atualizações frequentes, recebendo em média três a quatro grandes melhorias ao longo do ano. Essas atualizações não apenas são exclusivas sobre segurança, mas também sobre novas funcionalidades, integrações e complementos.

É assim que o sistema continua seguro e com novas tecnologias incluídas dentro do seu projeto, mantendo a vanguarda de mercado e oferecendo funcionalidades modernas e recursos robustos.

Algumas pessoas criticam a segurança do WordPress e muitas vezes partem para outros sistemas. O ponto central dessa história é que um site WordPress bem estruturado e com procedimentos bem estruturados, dificilmente vai ter problemas. Quem é frágil com a segurança dos seus projetos, certamente vai ser vulnerável usando qualquer CMS.

Integrações e Rest API

Umas das funcionalidades de desenvolvimento que temos no WordPress é o Rest API. Com esse recurso você pode criar e gerir o seu conteúdo pela plataforma WordPress e gerar uma API desse conteúdo. Isso oferece um mundo de possibilidades, uma vez que a API poderá ser usada em outro projeto ou até com outra linguagem de programação, e tudo isso por conta da sua requisição HTTP.

A possibilidade de integração e uso de API’s no ecossistema WordPress deu uma grande impulsionada no mercado nos últimos anos, por que isso permitiu integrações nunca antes pensadas. E por conta desse grande passo surgiram os sites “headless”, mas eu vou deixar para aprofundar esse assunto em outro artigo, ok?

Pagespeed

A otimização de páginas é tão importante quanto as questões de SEO. Se por um lado o WordPress já foi bastante criticado por ser carregar com ele um conjunto de soluções que muitas vezes tornam o sistema lento, por outro, ele tem diversas possibilidades para contornar isso.

O WordPress como uma boa ferramenta Open Source entende essas necessidades carregamento, e oferece diversas soluções em plugins para a otimização da velocidade do seu projeto.

É possível fazer compactação Gzip, armazenar páginas em cache, otimizar e minificar arquivos como CSS e JS, entre muitos outros recursos que podem ser aplicados para reduzir significativamente o tempo de carregando da página. Por que páginas mais rápidas resultam em menor taxa de rejeição e aprimoram a experiência do usuário.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma palavra-chave para o desenvolvimento em WordPress, ele se adapta a sua preferência de projeto, seja utilizando a versão básica do WordPress para posts de blog ou expandindo e criando uma loja virtual como exemplo.

O WordPress proporciona praticamente todas as funcionalidades desejadas, sem nenhum tipo de limitação técnica, ou seja, novatos e desenvolvedores podem usar suas capacidades conforme desejam em seu projeto, e surpreendentemente aproveitando a vasta biblioteca de temas e complementos adicionais.

A capacidade de gerir conteúdos e websites com WordPress vai além de suas integrações e documentações. Por que uma característica extremamente versátil para desenvolvedores e também para pessoas que não conhecem muito de código são as soluções low-code e no-code, e sobretudo, os construtores (ou plugins builders. Certamente isto significa produzir muito e com pouco ou nenhum uso de programação de fato. Você pode criar uma vasta quantidade de soluções e websites em poucas horas ou semanas, isso não é incrível?

Reflexão final

Ao longo dos tópicos que apresentamos acima, procuramos fazer uma análise sobre o WordPress nos dias atuais, destacando especialmente as fortalezas desse projeto e como ele tem sido bem sucedido há décadas.

Obviamente o WordPress não é melhor solução para todos os projetos web, ele tem suas características e situações que fazem dele um solução fenomenal se aplicado em um contexto tecnológico correto.

Uma boa equipe de desenvolvimento sempre deve analisar com sabedoria as necessidades de cada novo projeto antes de tentar empurrar um site WP para o cliente.

Na agência Nambbu, empresa em que lidero o time de tecnologia, trabalhamos há mais de 10 anos com o ecossistema WordPress e praticamente já vimos de tudo o que se possa imaginar. Projetos brilhantes, com alta performance, dados dinâmicos integrados ao mercado financeiro, e tudo mais!

Por outro lado, já nos deparamos com diversos sites peculiares onde o uso excessivo de plugins no WordPress levou o cliente a acreditar que poderia substituir um sistema cuidadosamente planejado e desenvolvido por uma equipe de especialistas apenas com a adição de inúmeros plugins.

E a pergunta de um milhão de dólares: vale a pensa usar WordPress em 2024? Com certeza! Os números mundiais de uso já dizem isso, né? Você só precisa entender em qual projeto o WordPress é uma solução e não um problema. E se você está ai refletindo sobre o seu novo website, fale com a gente! Certamente podemos te ajudar a fazer com que essa jornada seja repleta de flores e não de espinhos!

Tags
Compartilhe
Thiago Fernandes
Thiago Fernandes

Fala, galera! Sou o Thiago Fernandes, apaixonado por computação desde 2011. Estou sempre em busca de novos aprendizados e desafios. Já naveguei por diversos projetos, da concepção à segurança e desenvolvimento, e também me envolvo em publicidade e gerenciamento de redes. Se busca alguém que adora inovação e está sempre pronto para novidades tecnológicas, achou!