No ano de 2012, quando ainda estávamos no início das operações da “Agência namBBU”, buscávamos nomes e referências que estivessem profundamente enraizados no Brasil, evocando o ambiente natural do mato, sertão e interior, algo que fosse simultaneamente local e autenticamente nativo. Durante nossa jornada de criação da identidade da marca, uma ave fascinante conquistou nossos corações e se tornou nossa principal fonte de inspiração. Mas afinal, o que é o nambu?
O nambu é o nome comum atribuído a diversas espécies de aves pertencentes à família Tinamidae, originárias das regiões tropicais e subtropicais das Américas, com ênfase na América do Sul. Essas aves são reconhecidas pelo seu belo e distinto canto (pio) caracterizado por notas descendentes que se tornam cada vez mais rápidas.
Reconhecido por sua natureza arisca, o nambu, também conhecido como inhambu, recebe seu nome de origem tupi antigo, que se traduz como “aquele que alça voo com um murmúrio”. A denominação da ave está ligada a uma de suas características que é a relutância em voar, a menos que seja abordado por algo ou alguém.
O inhambu é uma ave de vasta distribuição geográfica no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, e no Norte em parte do Estado do Amazonas. Também é encontrado no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Logo que se começa a pesquisar sobre a ave, percebe-se que há muitas variações no nome informal dela, desde inhambu, passando por inambu e lambu, até nambu. As duas espécies mais conhecidas no Brasil, são o inhambú-guaçú e o inhambu-chororó, contudo, existem dezenas de variações de inhambus, com algumas características diferentes entre elas, seja no canto, na pelagem, nas cores dos ovos e até habitat.
Os inhambus são aves de pequeno porte que lembram de uma certa forma codornas e galinhas, contudo, sua plumagem geralmente marrom ou acinzentada, ajudam a se camuflarem no ambiente natural. Eles têm pernas curtas e fortes, ideais para correr no chão, e suas asas são pequenas em relação ao corpo. Alimentam-se principalmente de sementes, frutas, insetos e outros pequenos invertebrados que vivem em campos, capoeiras, plantações e divisas de pastos.
Um fator importante é que o inhambu é uma ave cinegética, isto é, um animal amplamente caçado em diversas regiões do nosso pais. Ainda que a caça esteja muitas vezes ligada aos hábitos alimentares de determinadas regiões, o fato é que a caça excessiva somada à destruição de vegetações nativas estão levando algumas variações de inhambus à extinção.
Ao mesmo tempo que os inhambus são interessantes e presentes na cultura brasileira, sejam em músicas ou nas lendas indígenas, de uma certa forma, parece ser uma ave esquecida, mas que desempenha funções importantes nos ecossistemas onde vivem.