O que é Marketing as a Service (MaaS)?

A sigla MaaS refere-se ao termo “marketing as a service”, que, em tradução livre, significa “marketing como serviço”. Este é um modelo de negócio que oferece serviços de marketing de forma terceirizada e baseada em assinatura.A tendência do “as a service” originou-se das licenças de software e tiveram ascensão com serviços de computação em nuvem, lançando assim o “software as a service”, também conhecido por SaaS. A grande revolução nesse modelo de negócio se  deu quando empresas totalmente fora da curva reinventaram seus negócios transformando produtos em serviços, como foi o caso da Spotify e Netflix, que respectivamente enterraram o uso do CD de música e da locação de filmes na BlockBuster.

Mas como isso se relaciona com o marketing?

Ao longo dos anos, o marketing tem passado por uma constante evolução e desenvolvimento de modelos estratégicos, incluindo o marketing de conteúdo, o inbound marketing e o outbound marketing. No entanto, além dessas metodologias, estamos testemunhando transformações significativas na forma como os serviços de marketing são disponibilizados às empresas.
A Nambbu é um caso notável no Brasil, sendo pioneira na aplicação do marketing as a service no mercado financeiro e também no terceiro setor. Através de planos de assinatura, a Nambbu acelera a comunicação das empresas, permitindo que estas se concentrem em seu core business.

Previsibilidade de despesas: em vez de projetos que estouram orçamentos ou atividades com valores cobrados por hora, a empresa possui uma mensalidade fixa que engloba um conjunto de serviços previamente apresentados, ou seja, o cliente final tem o controle dos custos em suas mãos.

Flexibilidade: diferentes pacotes de serviços estão disponíveis, permitindo que o cliente escolha de acordo com as necessidades e o tamanho de sua empresa. Seja um autônomo, um empreendedor, líder de equipe ou uma empresa mais avançada em sua jornada de crescimento, há diferentes pacotes para diferentes momentos de cada empresa.

Facilidade: o MaaS elimina burocracias, já que os serviços oferecidos estão todos listados em um “cardápio” de opções com cenários e valores totalmente transparentes e acessíveis. É muito fácil mapear as necessidades e escolher um plano para acelerar a comunicação e os negócios.

Tecnologia: acesso a ferramentas e tecnologias de ponta que podem ser complexas e dispendiosas de se gerenciar internamente nas empresas, além do fato de se ter que lidar com diversos fornecedores ao mesmo. Tecnologicamente falando, no “marketing como serviço” tudo fica mais fácil e ágil, uma vez que as soluções são previstas em pacotes de serviços integrados.

Velocidade: dado o rápido avanço das estratégias de comunicação, o MaaS é uma opção atraente para empresas que desejam se manter atualizadas e competitivas. Um time de profissionais e serviços especializados tem uma capacidade operacional para articulações rápidas e ações precisas.

Expertise: ao invés de manter uma equipe interna focada em comunicação e marketing, equipe essa que é custosa e muitas vezes nem faz sentido para o momento da companhia, os clientes pode optar pelo abordagem do marketing como serviço e contar com um time de profissionais multidisciplinares e altamente especializados.

Escalabilidade: a assinatura pode ser ajustada de acordo com as necessidades em constante evolução da sua empresa, permitindo assim ações de intensificação do marketing para atingir objetivos específicos ou até mesmo desaceleração.

Em resumo, o Marketing as a Service é um modelo que oferece um pacote completo de serviços de marketing, com especialização, flexibilidade e tecnologias avançadas por meio de uma assinatura. Essa abordagem permite que as empresas otimizem suas estratégias de marketing e permaneçam competitivas em um mercado cada vez mais desafiador.

Tags
Compartilhe
Paulo Barroso
Paulo Barroso

E aí! Aqui é o Paulo Barroso, um cara que já passou mais de 20 anos construindo projetos pelo mundo da comunicação e marketing. Quando não estou mergulhado nos projetos da Nambbu, me encontro na escrita. Carrego no currículo a experiência de gerir projetos, lançar produtos e serviços, iniciar novos empreendimentos e liderar equipes na busca por resultados que realmente fazem a diferença.