Minimalismo em Web design: passado e futuro

Minimalismo é um dos marcos visuais mais duradouros em Web design, dada a sua elegância intemporal e apresentação clara do conteúdo. Enquanto ciclos de popularidade ir e vir, a técnica de projeto é uma filosofia visual clássico e duradoura para designers em todas as especializações e indústrias.

beatbox-520x310

Como um estilo artístico, minimalismo não é de todo uma técnica exclusiva para Web design. Raízes do movimento minimalismo em design pode ser rastreada até o início de 1900 como designer de impressão Lucian Bernhard foi pioneiro de uma linguagem de design mais simples. Desde então, a técnica tem sofrido, deslizando ao longo do tempo, como se perpetuamente novo.

Designers de todos os tempos encontrar-se ligado a uma abordagem minimalista de alguma forma, incluindo o nosso explosão minimalismo atual. Nesta parte, iremos rever os princípios de design minimalista, explorar o apelo aos web designers, em seguida, explicar a forma como pensamos a técnica continuará a amadurecer.

Menos é mais: Uma Breve História & Desconstrução

Essas três pequenas palavras são a definição mais simples do minimalismo. O espírito de web design minimalista é criar um impressionante website visuais, sem um monte de sinos e assobios.

Um design minimalista por natureza, não é gritante ou estéril, embora certamente pode ser.

Enquanto o minimalismo originado na virada do século 20, ele realmente veio para a vanguarda do design durante os anos 1940 e 1950, sob a forma do estilo suíço de projeto . Como você pode ver abaixo, este estilo comedido foi criado através de cores fortes, fontes sans-serif nítidas e vívidas e fotografias. Se você fosse para desconstruir ainda mais os projetos, você iria notar que o layout e alinhamento dependem fortemente em um formato de grade (que agora é a base da maioria dos projetos Web minimalistas).

Grab-3-June-2015-0925-Screen-Shot-520x228

Similar às suas origens de design gráfico, minimalismo em Web design é a mais pura forma de escultura através de subtração – perfeição é atingida não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há nada mais que você pode tirar. Embora minimalismo atual é centrada em torno de espaço negativo e uma rotulação preta – o núcleo do minimalismo – o estilo define-se por atingir o mínimo de elementos essenciais através de qualquer meio.

Conclusão

Minimalismo é mais do que apenas um espaço branco e os elementos menor número possível. O coração da filosofia minimalista está em enfatizando conteúdo. Reduzir os elementos e com um monte de espaço negativo são simplesmente significa para o efeito – eles minimizar as distrações de modo que os usuários podem se concentrar apenas no que é importante.

Nunca interpretam mal o minimalismo como os fins em si mesmo, ou você vai tão provável encontrar-se excluir elementos com funcionalidades insubstituíveis. Isso não é escultura através de subtração – que é apenas subtração.

 

Fonte: The Next Web

Sobre a namBBU (www.nambbu.com.br): a namBBU, empresa do grupo Chacal, é uma agência full service com atuação especializada em design, comunicação e tecnologia. Fundada em 2007, derivada do antigo Studio BR4, a companhia conta com aproximadamente 150 clientes distribuídos em 6 Estados brasileiros. O grande diferencial em sua operação constitui-se na simplicidade do fazer acontecer e especialmente na abordagem full service, que oferece não somente um amplo leque de produtos e serviços para a conveniência de seus clientes, mas, sobretudo, sincroniza estratégias de comunicação entre a companhia e seus stakeholders.



Voltar
Compartilhar
Topo